Adriane Aparecida Moraes
Ana Inês Sousa

Com a aprovação da Resolução CEG nº 02/2013, surgiram várias dúvidas sobre como atribuir créditos às atividades de extensão, entretanto, ainda há membros da comunidade da UFRJ que não sabem bem o que é uma atividade de extensão. Justamente por isso, é preciso compreender que a extensão universitária é concebida como “um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade” (FORPROEX, 2010), desse modo, torna-se fundamental envolver alunos em ações de extensão, além de docentes e técnicos-administrativos em educação.

Para compreender o que são ações de extensão, é necessário ainda, pensá-las a partir de suas diretrizes: interação dialógica; interprofissionalidade e interdisciplinaridade; indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; impacto na formação do estudante e impacto social.

A importância da atuação de estudantes em ações de extensão deve-se principalmente à característica que essas ações possuem de promover a vivência das teorias adquiridas na academia e de aproximar o aluno das demandas da sociedade, ampliando, desse modo, a sua formação profissional e cidadã, pois se a extensão Universitária é promotora de troca de saberes entre a academia e outros setores da sociedade, é também o lugar propício para o reconhecimento e a aceitação do outro, da diversidade e da liberdade de cada um.

Observa-se que as atividades de extensão que poderão ser creditadas no currículo são: programas, projetos, cursos e eventos. Cada uma dessas ações tem conceituação e especificidades que poderão ser consultadas na página eletrônica da Pró-Reitoria de Extensão (http://www.pr5.ufrj.br/).

Para realizar o cadastro das atividades de extensão na Pró-Reitoria de Extensão é necessário acessar a plataforma SIGProj (http://sigproj1.mec.gov.br/), entretanto, antes de cadastrar as atividades na Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), elas precisam estar aprovadas nos órgãos colegiados das unidades acadêmicas. Anualmente, a PR-5 abre dois Editais de Fluxo Contínuo que tem como objetivo cadastrar no SIGProj os programas, projetos e eventos que ainda não possuem registro na Pró-Reitoria de Extensão. Além disso, a PR-5 abre mais três editais para a comunidade da UFRJ: PIBEX; PRÓ-CULTURA E ESPORTE e PIBEV, com o objetivo de apoiar as ações de extensão.

As Unidades que não tem curso de graduação, como o CAp-UFRJ,o Museu Nacional e os Hospitais também poderão participar, ofertando vagas aos alunos de graduação da UFRJ nas atividades de extensão que a Unidade desenvolve.

Vale lembrar que as atividades de extensão podem ser coordenadas por docentes do quadro permanente ou por técnicos da carreira de nível superior na UFRJ e que os estudantes envolvidos na ação de extensão, sejam em programas, projetos, cursos ou eventos, com ou sem bolsa, terão sua carga horária computada.

Para se definir o quantitativo que cada curso deve ofertar em relação às atividades de extensão, deve-se levar em conta a referência de 10% do total da carga horária do curso. A coordenação de cada curso precisa calcular as horas que faltam para atingir esses 10% e criar, para as que faltarem, os Requisitos Curriculares Suplementares para atividades de Extensão (RCS/EXT). Veja mais informações no folder da creditação e consulte também as “Dúvidas Frequentes” na página da PR-5.