foto capa

É com alegria que encaminhamos o primeiro número do Boletim Divulgando a Extensão. Esta publicação trimestral tem como objetivo mostrar as possibilidades de atuação em atividades de extensão nos diversos campos disciplinares.

Sua publicação atende ao anseio dos colegas que trabalham na extensão universitária, pelo reconhecimento e divulgação do seu trabalho, mas também tem uma enorme utilidade na conjuntura atual em que todos os cursos da UFRJ começam a discutir a creditação das atividades de extensão na formação dos seus alunos.

Conhecer o que outras unidades e áreas disciplinares fazem, pode servir como exemplo para quem de fato esta confrontado com o desafio de oferecer aos seus alunos a participação efetiva ( até 10 % da carga horária ) em atividades de extensão.

São mais de dez artigos, em diferentes áreas, o que mostra os significados diversos da prática de extensão na UFRJ. É nossa intenção que ele sirva como estímulo para a participação da comunidade universitária em atividades de extensão, mostrando boas práticas, divulgando iniciativas pioneiras, dando a conhecer as possibilidades de atuação na extensão universitária.

Agradeço enormemente a tarefa do Conselho Editorial, que desde o inicio se empenhou em fazer deste boletim um meio legítimo de divulgação das atividades de extensão, zelando pela qualidade dos artigos e estimulando a comunidade a da UFRJ a participar desta iniciativa .

É um primeiro passo, que deve servir de estimulo para vôos mais ambiciosos, no caminho de publicações reconhecidas que consigam discutir entre si as experiências de extensão e seu papel na formação de nossos estudantes.

Pablo Benetti
Pró-Reitor de Extensão

Pró-Reitoria de Extensão - PR-5
Av. Pedro Calmon, 550 - Prédio da Reitoria - 8º andar – Salas 815