Resenhas

MÉSZÁROS, ISTVÁN. A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL. SÃO PAULO: BOITEMPO, 2008. (126 páginas)

Por Cristiane da Costa Lopes Roma[i]

para-além-do-capitalA presente obra de István Mészáros - que tem como base o livro Para além do capital (Boitempo, 2002) e o ensaio escrito para a conferência de abertura do Fórum Mundial de Educação, realizada em Porto Alegre, em 2004[ii] - é de grande valia para refletirmos sobre a importância da extensão na Universidade, a partir de uma nova concepção: a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão e uma interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade.

Ao abordar a temática da Educação, Mészáros irá resgatar a relação de duas categorias indissociáveis: educação e estrutura social, considerando nesse processo seus fundamentos histórico-ontológicos. Nesse sentido, entende que é necessário romper com a lógica do capital para que se resgate as faculdades criativas e emancipatórias da educação. Sob a égide do sistema capitalista, a educação promove o consenso, “internaliza” nos indivíduos a legitimação da ordem burguesa. 

eduação-para-além-do-capital

A naturalização desse sistema de “internalização” dos valores dominantes é apresentada mediante as concepções de Adam Smith e John Locke, já os ideais reformistas, a tentativa de avançar no interior da lógica capitalista e apresentada através dos pensadores Robert Owen, socialista utópico e Edward Bernstein. Contudo, Mészáros, tendo como referência autores como Marx e Gramsci, acredita em uma práxis educativa emancipatória.

Para o autor, educar não é a mera transferência de conhecimento e tão pouco deve se encerrar no terreno estrito da pedagogia, mas tem de ir para as ruas, para os espaços públicos. A Educação deve ser pensada no seu sentido amplo, tendo como base a universalização da educação e do trabalho como atividade humana auto-realizadora. Nessa direção, Mészáros nos faz pensar a importância da extensão para a Universidade, à medida que a extensão possibilita a socialização do conhecimento produzido na academia, pautada em uma interação dialógica, a partir do diálogo e da troca de saberes e reforça a função social da Universidade.



[i] Assistente Social vinculada a Coordenação de Estágio e Extensão da ESS-UFRJ. Mestranda da ESS- UFRJ.

[ii] O livro Para Além do Capital e o ensaio são de autoria de István Mészáros.

Pró-Reitoria de Extensão - PR-5
Av. Pedro Calmon, 550 - Prédio da Reitoria - 8º andar – Salas 815 
Cidade Universitária - Rio de Janeiro RJ - CEP: 21941-901

Tel. (21) 2598-9647 / 2598-9696  Fax: (21) 2598-9695 - E-mail: gabinetepr5@pr5.ufrj.br

UFRJ Setor Padrão
Hospedado por: TIC/UFRJ