Espaço destinado à artigos de docentes, técnicos administrativos e estudantes para a divulgção de ações de extensão da comunidade universitária, nas diversas áreas de atuação, principalmente no que concerne aos projetos apoiados pela Pró-Reitoria de Extensão, através dos seus Editais.

Divisão de Cultura e Divulgação Científica
Telefones de contato:

Adriane Aparecida Moraes - Diretora

Gisele Nunes Paz Vieira - Programadora Visual

O Boletim “Divulgando a Extensão” é um periódico com publicação trimestral, em formato html e recebe contribuições através uma Chamada específica. O principal objetivo do Boletim “Divulgando a Extensão” é levar ao conhecimento do público, uma parte significativa da produção de extensão desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, constituindo-se, deste modo, num espaço de ampla divulgação das ações de extensão da comunidade universitária, nas diversas áreas de atuação, principalmente no que concerne aos projetos apoiados pela Pró-Reitoria de Extensão, através dos seus Editais.

O Boletim “Divulgando a Extensão” está dividido nas seguintes sessões: 1) Editorial; 2) Notícia; 3) Ensaios: colunas do Professor, do Técnico e do Estudante - Ensaios sobre a participação em ações de extensão; 4) Resenha Crítica: descrição e análise de uma obra (livro, filme, espetáculo 5) Artigos de Divulgação das Ações de Programas e Projetos de Extensão e 6) Carta do Leitor (a partir da 2ª edição).

CONSELHO EDITORIAL

O Conselho Editorial é presidido pelo Pró-Reitor de Extensão, Pablo Cesar Benetti e constituído por membros representantes dos Coordenadores de Extensão e da Pró-Reitoria de Extensão, a saber:

Adonia Antunes Prado
Adriane Aparecida Moraes
Ângela Albuquerque Garcia
Christine Ruta
Jacqueline Fernandes De Cintra Santos
Jaqueline Teresinha Ferreira
Leila Rodrigues da Silva
Maulori Curié Cabral
Mônica de Mesquita Lacerda
Mônica Pereira dos Santos
Pedro da Silva Barbosa
Rhoneds Aldora Rodrigues Perez da Paz

ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO EDITORIAL

• Definir a política editorial do Boletim;
  • Analisar as obras e materiais recebidos da comunidade acadêmica, nas áreas temáticas Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia e Produção e recomendar para a publicação os que estejam de acordo com a política editorial do Boletim;
  • Aprovar o plano anual das atividades editoriais;
  • Criar comissões para finalidades editoriais específicas;
  • Definir normas de publicação e questões relacionadas ao formato e ao conteúdo.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os textos encaminhados ao Boletim "Divulgando a Extensão" são avaliados por dois pareceristas integrantes do Conselho Editorial, caso haja resultados divergentes, o artigo é submetido a um terceiro parecerista.

O texto pode ser: aceito na íntegra, aceito com alterações e não aceitos.

O período para o envio das contribuições (artigos, resenhas etc) é divulgado através de chamadas específicas para cada número do Boletim, no site da Pró-Reitoria de Extensão.

As contribuições recebidas são submetidas à seleção prévia e sua publicação está condicionada a análise dos pareceres e as recomendações do Conselho Editorial. Caso necessário, os autores são informados a respeito de eventuais modificações no texto. O processo de análise editorial se estende por cerca de 20 (vinte) dias úteis e as contribuições aprovadas serão publicadas no Boletim “Divulgando a Extensão” em formato html.

As publicações devem estar de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Extensão e dentro das áreas temáticas: 1) Comunicação; 2) Cultura; 3) Direitos Humanos e Justiça; 4) Educação; 5) Meio Ambiente; 6) Saúde; 7) Trabalho e 8) Tecnologia e Produção.

• Os trabalhos deverão ser de interesse acadêmico e social, escritos de forma inteligível de modo a alcançar os diversos públicos; os aspectos mais técnicos e especializados deverão se limitar ao essencial;

• Os arquivos enviados devem estar nas extensões: doc; docx ou rtf;

• Havendo imagens, estas devem ser enviadas em arquivo separado, em alta resolução, nos formatos jpg ou png. Os arquivos devem ser nomeados com: TÍTULO_imagem1; TÍTULO_imagem2;

• Os artigos devem conter no máximo 2 páginas e meia, os ensaios e resenhas no máximo 1 página cada, incluindo-se espaços, imagens e gráficos (se houver). Para as páginas será considerado o formato: A4 (21,0 x 29,7 cm); espaçamento entre linhas 1.5, fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12.  O parágrafo deve apresentar um recuo na primeira linha a 1,25 cm da margem esquerda, não contendo espaçamento entre um parágrafo e outro. As margens devem ser: superior e esquerda a 3 cm; inferior e direita a 2 cm;

• As notas de rodapé restringem-se a esclarecimentos adicionais ao texto;

• Os créditos das citações, quando houver, devem ser incluídos no corpo do texto a partir do seguinte modelo de formatação: (Sobrenome, ano de publicação: número da página). Caso existam, ao final do artigo deverão ser listadas as referências bibliográficas, em ordem alfabética;

• As contribuições devem ser encaminhadas por meio de correio eletrônico para o endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., acompanhadas dos dados sobre o autor: nome completo, categoria (docente, técnico-administrativo, estudante), titulação e unidade;

• No caso de resenhas, devem ser informados os dados completos e o registro da obra analisada;

• Indicar, em nota, se alguma versão do texto já houver sido apresentada em congresso, seminário, simpósio etc.

• As contribuições de discentes devem ser acompanhadas de parecer do coordenador.

Subcategorias

Resenhas

Pró-Reitoria de Extensão - PR-5
Av. Pedro Calmon, 550 - Prédio da Reitoria - 8º andar – Salas 815